Atividades físicas - como uma caminhada e um peddy papper -, espaços de convívio, música, dança, debates interativos, workshops e a aprendizagem de segredos de cozinha saudável (especialmente para alérgicos) são algumas das atividades planeadas para este fim de semana.
“Contamos ainda com a presença de parceiros institucionais, associações de doentes e outros profissionais de saúde para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de folhetos, entre outras atividades de consciencialização para as doenças imunoalérgicas” acrescenta Ana Morête.
A cidade escolhida para a realização desta primeira edição da Feira Nacional da Alergia é a Capital Portuguesa da Cultura 2024. O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, considera serem importantes este tipo de iniciativas na medida em que “são feitas por quem tem competência técnica e profissional para aumentarmos a qualidade da mobilização e da sensibilização dos cidadãos para os hábitos de vida saudável - e é aí que a Saúde se mistura de uma forma particularmente feliz e útil com a Cultura”.
A I Feira Nacional da Alergia é também uma forma de assinalar a Semana Mundial da Alergia (entre 23 e 29 de junho). Todos os anos a World Allergy Organization elege um tema relacionado com a patologia alérgica que merece especial atenção, tanto por parte dos profissionais de saúde, como por parte das populações, sendo, o deste ano, as alergias alimentares. Este será um tema em destaque no evento, estando programados diferentes momentos como workshops dedicados a alergias alimentares e leitura de rótulos, show cooking e a apresentação de Livro "Alergias: comer sem medos".
Programa completo em anexo.
Saiba mais em feiradaalergia.com