Até domingo decorre o I Congresso da BioMedLab

10/03/23
Até domingo decorre o I Congresso da BioMedLab

O I Congresso da BioMedLab a decorrer até este domingo, 12 de março, pretende assumir-se como um fórum de partilha de conhecimentos e experiências nas áreas das Ciências Biomédicas Laboratoriais. A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Ciências Biomédicas Laboratoriais, realiza-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

De acordo com a Associação, no evento será “abordado o presente estado da arte, como também aspetos futuros, sem esquecer o passado recente, por forma a ser um acontecimento inclusivo, de discussão e crescimento para todos os profissionais da área das Ciências Biomédicas Laboratoriais e demais interessados e colaboradores”. Reforçando que “com este evento científico, ambicionamos marcar uma nova era de partilha de conhecimento nas ciências da saúde, na área laboratorial. Espera-se que seja um marco científico para as Ciências Biomédicas Laboratoriais em Portugal.”

O I Congresso da BioMedLab será composto por painéis científico, contando com mais de 475 congressistas e 40 oradores/formadores, assim como com o apoio e presença de empresas e entidades relacionadas com os serviços de saúde em Portugal.

Já hoje, 10 de março, estão a decorrer cursos em vários formatos, que versam matérias diversas, abrangentes às Ciências Biomédicas Laboratoriais, nomeadamente, dedicados a temas como “Ciências Forenses”, “Sinergias no estudo da medula óssea”, “Next-Generation Sequencing”, “Estratégias para Identificação de Anticorpos com Sucesso”, “Curso avançado em exames citológicos extemporâneos (ROSE)” e “Controlo de qualidade pré-analítico”.

A sessão de abertura está agendada para amanhã, 11 de março. Em seguida, os participantes contam com temáticas relacionadas com: “As Ciências Biomédicas Laboratoriais: desafios para o futuro”; “Da investigação ao doente: o laboratório na abordagem integrada da saúde O Conhecimento como Pilar da Democracia”. Vão também decorrer três painéis científicos: “Cancro: avanços na abordagem laboratorial”; “e-Health no laboratório: desafios da inteligência artificial”; “Investigação: Da Bancada ao Diagnóstico”.

No último dia vão ser debatidos assuntos acerca do “Transplante de progenitores hematopoiéticos e terapias celulares avançadas” e “O contributo da Anatomia Patológica na Transplantação” inseridos no V painel científico e muito mais.

Consulte mais informações aqui.

Partilhar

Publicações