IX Jornadas de Atualização em Doenças Sexualmente Transmissíveis reúnem profissionais de várias áreas

11/10/22
IX Jornadas de Atualização em Doenças Sexualmente Transmissíveis reúnem profissionais de várias áreas

Na procura de tópicos de discussão atuais, o tema “quente” das IX Jornadas de Atualização em Doenças Sexualmente Transmissíveis será a infeção por Monkeypox, afirma o Dr. Pedro Andrade, membro da comissão organizadora. O responsável teceu uma antevisão do encontro, agendado para 15 de outubro, no auditório principal do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto e em formato virtual. Assista ao vídeo.

Observando o programa científico, o Dr. Pedro Andrade começa por considerar o primeiro módulo designado por “Atualidades em Venereologia”, explicando que “a pandemia trouxe inúmeras atualizações sobre a forma como os serviços de Venereologia se organizam” e diz ser importante tirarem-se ilações sobre os melhores e os piores aspetos desse período.

Dentro desse grupo de atualidades houve algumas doenças que “tiveram uma emergência muito recente”, nomeadamente a Monkeypox, sendo talvez esse “o tema quente e interessante das jornadas”, contando-se com a colaboração de pessoas que estiveram diretamente envolvidas com os primeiros casos em Portugal.

Posteriormente, considera que se procurou “ativamente envolver colegas de outras especialidades” e não somente os de Dermato-Venereologia, como também os que demonstram interesse ou “intervenção na área da Venereologia” como os de Medicina Geral e Familiar, Urologia, Ginecologia, Infecciologia, enaltecendo que esse “é um dos propósitos das jornadas”.

Um outro tema que merece destaque por parte do Dr. Pedro Andrade e que é “sensível” e que não costuma ser muito abordado é o da Venereologia em contexto materno-infantil.

Mais informações sobre as IX Jornadas de Atualização em Doenças Sexualmente Transmissíveis podem ser acedidas aqui.

Partilhar

Publicações